domingo, 18 de janeiro de 2009

Para falar de teatro


Assisti outro dia na tv, as intempéries no caminho artístico de Jackson Antunes, e o ator citou o livro A Preparação do Ator do famoso Stanislavski, que por coincidência eu lia no momento. O livro foi citado como uma verdadeira bíblia, e confesso que a sua leitura superficial não é útil. è preciso ler o livro diversas vezes, respirar fundo, analisar cada comentário, cada proposta do sistema, e ainda tentar trazê-la da Rússia do começo do século XX, ao Brasil do século XXi, principalmente Aracaju, com sua realidade exótica. O fato é que o Stanislavski nos propõe uma verdadeira revolução, que só surte efeito quando aprendido completamente, correndo o risco inclusive de se obter o efeito contrário.
Pontos importantes: Memória emocional - preencher o seu personagem com as suas próprias lembranças, guardando a principal delas, extraindo a sua verdadeira emoção, atribuindo-na ao seu personagem. A divisão em unidades e objetivos. Cada detalhe, cada nuance deve ser observado, deve ser enquadradro em um objetivo, o objetivo daquela unidade, esse objetivos formam uma linha contínua que tem como única direção O SUPER_OBJETIVO da peça! Complexo não? E ainda tem muito mais que esqueci, só recorrendo as minhas pequenas anotações. Mas mínimas coisas são importantes: concentrar-se em seu personagem durante os intervalos, para não enxertá-los com lacunas. Sem falar na importância do trabalho corporal, voz, dicção, dança - me ensinou a aturar a Lana. As dúvidas ainda existem: o que é ponto de tensão que estragou a apresentação de uma atriz com um ponto de tensão na sobrancelha? Como descobrir seu ponto de tensão? E essa fixidez em perfil será que deve existir?

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