terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Stanislavski ! De novo, sempre, não ao pé da letra e adaptando!

A preparação do ator

“O ator hoje, tem muitas vezes de decidir se prefere ser popular ou ser bom ator” pg 20
-Buscar a verdade, a realidade e o estilo na atuação
“a presença do diretor em todas as representações melhora a disciplina e a fidelidade ao clima original dos ensaios, que, de outro modo, se arrisca a deteriorar-se durante uma longa permanência em cartaz” pg 20
“mas no teatro vivo falta escritores, escritores capazes de trabalhar junto com diretores”
“È difícil despertar a vontade criadora, matá-la é facílimo” pg 29
“Enquanto a atuação ,mecânica utiliza estereótipos elaborados para substituir os sentimentos reais, a sobreatuação, o exagero, pegar as primeiras convenções humanas de ordem geral que aparecem e dela se servem sem sequer defini-las ou prepará-las para o palco. O que se deu com você é compreensível e desculpável num principiante. Mas tenha cuidado no futuro, pois a sobreatuação amadorística se transforma no pior tipo de atuação mecânica. Não repita esse tipo de trabalho sem sentido que nos demonstrou e que acabo de criticar. Terceiro, nunca se permita representar exteriormente e que nem ao menos lhe interessa” pg 57
“O que quer que aconteça no palco deve ser com um propósito determinado” pg 65
“A essência da arte não está nas suas formas exteriores, mas no seu conteúdo espiritual.”
“Em circunstância alguma, qualquer ação cujo objetivo imediato seja o de despertar em sentimento qualquer por ele mesmo” pg 71
“ È isso o que nós fazemos com a obra do dramaturgo. Fazemos viver aquilo que se oculta sob as palavras” pg 82
“A imaginação cria coisas que podem existir ou acontecer, ao passo que a fantasia inventa coisas que não existem, nunca existiram, nem existirão” pg 88
Preciso buscar imagens interiores
“Cada movimento, cada palavra que dizem, é resultado da vida certa das suas imaginações “ pg 103
“O ator deve ter um ponto de atenção e este ponto não pode estar no auditório” pg 110
“ Concentrar-se num foco de luz no meio da escuridão é relativamente fácil” pg 110
“O ator deve escolher o objeto de sua atenção no palco, na peça, no papel, e no cenário” pg 114 (obejto-próximo)
“Em caso de incerteza, decida por si. Pode errar, mas não hesite” pg 115
“Círculo de atenção: conjunto de pontos de atenção” pg 116
Solidão em público: o ator se encerra dentro de um círculo de atenção.
A atenção interior está diluída nos cinco sentidos
“Em cena, em qualquer pose ou posição corpora há três momentos: Primeira: tensão supérflua, que vem, inevitavelmente, a cada pose adotada e com a excitação de executá-la em público. Segunda : o relaxamento automático dessa tensão supérflua, sob ação do controlador. Terceira: a justificação da pose, quando por si mesma ela não convence o ator”
“É isto que devem fazer com os pedacinhos de papel: ensopá-los cada vez mais no molho das circunstâncias dadas: quanto mais seco for o papel, mais molho será necessário.”
“o Objetivo se divide como as unidades, que tem cada objetivo criador como foco”
“O nome certo que cristaliza a essência de uma unidade, descobre o seu objetivo fundamental. O objetivo deve empregar um verbo”
“Substantivo evoca um conceito intelectual de um estado de espirito, uma forma um fenômeno, mas só pode definir o que é apresentado por uma imagem, sem indicar movimento , ação” pg 161
“Cada vez que saía de cena e ia para os bastidores, eu parava de representar. A conseqüência foi que a linha lógica da minha ação física ficava interrompida. Nem em cena nem sequer nos bastidores o ator pode tolerar essas rupturas na continuidade da vida de seu papel. Elas criam lacunas. Estas, por sua vez, deixam-se preencher com pensamentos e sentimentos alheios ao papel” pg 182 (vida de um corpo humano)
Criar a vida física e espiritual do personagem
“Os atores , como os viajantes, acham muitos meios diversos para chegarem ao seu destino: há os que experimentam realmente, fisicamente, seus papeis, os que lhes reproduzem a forma exterior, os que adornam com os truques do ofício e atuam como se representar fosse uma profissão qualquer. Outros transformam o papel numa conferência seca e literária, e há os que se servem dele para se exibir vantajosamente aos seus admiradores” pg 186
“Esse sinaleiro é o seu senso da verdade, que colabora com o seu-senso-de-fé-no-que-está-fazendo, para mantê-lo na trilha certa” pg 186
“Também na vida rela, muitos dos grandes momentos emocionais são assinalados por algum movimento comum, pequeno, natural “ pg 186
Não elogiar o ator, mantê-lo em banho-maria
“Cheguem à parte trágica dôo papel sem estremeções dos nervos, sem sufocações, nem violência, e , sobretudo não o façam de repente” pg 189
“ Quando forem forçados a passar por uma tragédia não pensem de modo algum nas suas emoções: pensem naquilo que devem fazer”
“O que eu procurava em arte é algo natural, algo de organicamente criador, capaz de instalar vida humana em um papel inerte”
“preferem punhado de baixas verdades”
À ficção que nos ergue acima de nós
“O que sobe alto é a imaginação, o sentimento, o pensamento” pg 196
“O inesperado é uma alavanca eficienticssima no trabalho criador” pg 205
Memória emocional: são emoções que você revive ao representar. Memória das sensações: baseada nas experiências e ligada aos cinco sentidos. A vista e o ouvido são os mais sensíveis. Apenas os detalhes impressionantes ficam
“O tempo é um esplêndido filtro para os nossos sentimentos evocados. Além disto, é um grande artista. Ele não só purifica, mas também transmuta em poesia até mesmo as lembranças dolorosamente realistas” pg 212
Lembranças em movimento intenso
Não perder tempo com lembranças e inspirações que vieram uma vez e não vÊm mais, deixem que venham e vá embora.
“Nunca se perca no palco. Atue sempre em sua própria pessoa, como artista. Nunca se pode fugir de si mesmo. O instante em que você s e perde no palco marca o ponto em que deixa de verdadeiramente viver seu papel e o inicio de uma atuação exagerada e falsa” pg 216
“Nunca comece pelos resultados. Eles aparecerão com o tempo, como conseqüência lógica do que se passou antes” pg 225
“ Em caso de uma mem´ria de emoções muito fraca, o trabalho psicotécnico é ao mesmo tempo, amplo e complicado” pg 226
“Memória da emoção: presente principalmente na comunicação com outros seres humanos” pg 230
“Dar ou receber alguma coisa de um objeto , mesmo fugazmente, é um momento de intercâmbio espiritual” pg 237
Plexo solar?
“ O centro cerebral parecia ser sede da consciência, ao passo que o centro nervoso do plexo solar seria sede da emoção” pg 240
“Que tortura contracenar com um ator que olha para nós e vê outra pessoa, que fica o tempo todo a ajustar-se não a nós, mas a essa outra pessoa” pg 244
“”A platéia é para nós a acústica espiritual” pg 245
Stanislavski ap´rova: a autocomunhão, a comunicação com um objeto ausente ou imaginário, a comunicação direta com o objeto em cena e indireta com a platéia”

“Se os olhos são o espelho da alma, a ponta dos dedos são os olhos do corpo”
“A irradiação e a absorção das emoções devem ocorrer facilmente, livremente, sem qualquer perda de energia”
“Adaptação para significar tanto os meios humanos internos quanto extrenos, que as pessoas usam para se ajustarem umas às outras, numa variedade de relações e, também, como auxílio para afetar um objeto”
Forças motivas interiores: a imaginação (a mente), o pensamento, a vontade. Utilizá-los naturalmente para também criar outros. Deve haver equilíbrio”
“O ator vive, devora e ri e, o tempo todo está vigiando suas próprias lágrimas e sorrisos. È esta a dupla função, este equilíbrio entre a vida e a atuação que faz sua arte” pg 317
Tudo deve apontar para o superobjetivo
Todos os exercícios tem como finalidade estabelecer direção para o superobjetivo
Eterno moderno e momentêneo
“Acima de tudo conservem o superobjetivo e a linha de direta de ação. Desconfiem de todas as tendências estranhas e dos propósitos alheios do tema principal” pg 329
Três aspectos importantes do processo criador
1 – a garra interior de preensão
2 – A linha direta de ação
3 – O superobjetivo
“Não me procure para isso. Meu sistema nunca fabricará inspiração. Pode apenas preparar um terreno favorável a ela. Se eu fosse você, deixaria de correr atas desse fantasma, a inspiração. Deixe-o por conta daquela fada miraculosa, a natureza, e dedique-se aquilo que está nos domínios do controle humano e consciente” pg 331
“No primeiro período da elaboração consciente de um papel o ator busca, tateando, chegar à vida de sua parte, sem entender completamente o que se está passando nela, nele mesmo e em volta dele” pg 335
Procurar o super objetivo da peça no autor e nos atores

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